Ambiente de Sandbox

Uma compra realizada em seu site usando PagCoin como forma de pagamento possui um fluxo similar ao do pagamento usando boleto bancário:

  1. Primeiro o seu cliente recebe uma ordem de pagamento com os dados necessários para efetivar a compra,
  2. depois ele deve realizar de fato este pagamento fazendo a transferência de bitcoins de acordo com as informações oferecidas na ordem de pagamento, e
  3. por fim, você deve aguardar a confirmação deste pagamento por parte da rede bitcoin.

A maior diferença é que o processo usando bitcoins é muito mais rápido, eficiente e seguro para você e para seu cliente. Enquanto os bancos levam entre 2 e 5 dias para confirmar o pagamento de um boleto, a rede de bitcoins leva apenas uma hora em média.

Para o seu fluxo de venda, a aceitação de bitcoins usando PagCoin ocorre através de três eventos importantes:

  1. Criação da Ordem de Pagamento: Sua loja, através do uso da API ou de botões de pagamento, cria uma ordem de pagamento que seu cliente deverá usar para transferir bitcoins para o PagCoin.
  2. Transferência de bitcoins: Notificação da rede de bitcoins reconhecendo a existência de uma transferência de bitcoins, ainda não confirmada por outros membros da rede. Este evento ocorre segundos após o usuário efetuar a transferência da própria carteira para o endereço indicado na ordem de pagamento, e faz com que a ordem de pagamento para o cliente passe a exibir uma mensagem de sucesso.
  3. Confirmação da transferência: Momento em que a rede de bitcoins recebeu pelo menos 6 confirmações de que a transferência efetuada por seu cliente é válida. Este número garante a segurança da transação, que não poderá ser revertida (sem risco de cashback, por exemplo). Este evento ocorre cerca de uma hora após a transferência.

Este processo, apesar de bem mais ágil quando comparado ao uso de boleto bancário, ainda pode ser considerado lento quando você está na etapa de implantação do PagCoin em seu site. Você também pode não dispor de bitcoins para efetuar os testes, principalmente testes com valores relevantes e simulando o ticket médio de seu site.

Pensando nesta etapa de integração, a PagCoin está liberando o ambiente de sandbox. Este ambiente é uma versão do PagCoin para testes de integração e implantação, onde as ordens de pagamento são fictícias, e você tem controle sobre o fluxo de pagamento das ordens geradas por seu site.

Configurando seu sistema para usar o ambiente de sandbox

Usar o ambiente de sandbox é fácil. Primeiro, acesse http://sandbox.pagcoin.com e crie uma conta neste ambiente. Não precisa usar os mesmos dados de sua conta normal PagCoin, pode cadastrar email e outros dados alternativos.

Em seguida, aponte os acessos à API do PagCoin que sua loja está fazendo para o ambiente de sandbox. Para fazer isto, considere que a URL base da sandbox PagCoin é https://sandbox.pagcoin.com/api , logo, uma chamada a chamada para criação de uma ordem de pagamento, que no ambiente real deve ser feita enviando uma requisição POST para https://pagcoin.com/api/v1/CriarInvoice, no ambiente de sandbox deve ser feita também via POST, no entanto apontando para https://sandbox.pagcoin.com/api/v1/CriarInvoice.

Por fim, observe que a chave de API usada em sandbox é diferente daquela usada no ambiente real. Obtenha sua API Key de sandbox acessando https://sandbox.pagcoin.com/Painel/Api e configure seu sistema para usar este valor.

Se sua loja está preparada para usar a IPN PagCoin, lembre-se também de informar a URL do método que irá tratar as chamadas da IPN na mesma tela onde você obteve a API Key de sandbox.

Agora que seu sistema está configurado para usar o ambiente de sandbox, você tem controle sobre o fluxo de pagamento das compras fictícias que você irá gerar para testar a correta integração de sua loja com o PagCoin.

Simulando pagamentos e confirmações de transferências no painel de sandbox

Após criar uma ordem de pagamento, acesse https://sandbox.pagcoin.com/Painel . Nesta tela, parecida com o Painel PagCoin do ambiente real, você poderá ter controle sobre o fluxo das ordens de pagamento disponíveis.

A lista de transações mostrada nesta tela contém todas as ordens de pagamento válidas para as quais você poderá simular transferências (observe que o timeout de 15 minutos entre a geração da ordem e o recebimento de uma transferência para esta ordem também existe no ambiente de sandbox). Caso você tenha criado uma ordem com sucesso mas ela ainda não conste na listagem do Painel, basta aguardar até 15 segundos que a lista será atualizada automaticamente.

Para simular uma transferência, clique no botão Simular. Informe na caixa de texto o valor de bitcoins que devem ser transferidos para a carteira desta ordem de pagamento (na maior parte das vezes você deseja colocar neste campo exatamente o valor informado na coluna Valor BTC da ordem de pagamento sendo simulada) e clique em OK.

Se você não fechou a tela da ordem de pagamento, você pode conferir a tela que seria mostrada a seu cliente quando ele efetua a transferência. A ordem de pagamento deixa de informar os dados necessários para transferência e passa a mostrar uma tela de sucesso, indicando que o valor foi recebido e aguarda confrimação.

Após simular a transferência, você pode simular a confirmação. Ressaltamos que no ambiente real o tempo entre a transferência e a confirmação é de cerca de uma hora, mas no ambiente de sandbox você pode simular a confirmação logo após a transferência ser efetuada. Para confirmar, basta clicar no botão “>>>>” da coluna “Valor Pago”. Uma nova tela será mostrada, indicando que todos os valores que já foram transferidos de forma simulada para esta ordem de pagamento serão confirmados após você clicar no botão “OK”.

Após confirmada a transferência, você pode estranhar que o valor da coluna Status não foi atualizado. O ambiente de sandbox, assim como o ambiente real, pode levar até 90 segundos para processar a confirmação de pagamento (em média a confirmação é processada em cerca de 30 segundos). Aguarde até que o status da transação mude para Confirmada.

Neste momento, se você configurou uma URL para IPN (aviso automático de pagamento), a chamada já foi enviada para seu sistema. Se você optou por receber emails a cada compra confirmada, seu email também já estará a caminho. Assim como no ambiente real, a IPN também será disparada sempre que uma ordem de pagamento não receber nenhuma transferência até 15 minutos após sua criação.

Testar a integração de seu sistema com o PagCoin está ainda mais simples com este ambiente de sandbox. Se você ainda estiver com alguma dúvida em relação ao uso deste ambiente ou qualquer questão relacionada à integração de sua loja com o pagcoin, não hesite em nos contatar.